Linkedin
Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas, Torres Autoportantes e Projetos para Postos de Combustíveis e TRRS

(41) 3367-8845 | sac@gruposansolucoes.com

Projeto de estrutura metálica: você sabe o que considerar antes de pôr a mão na massa?

Projeto de estrutura metálica: você sabe o que considerar antes de pôr a mão na massa?

Confira

Saiba quais pontos merecem sua atenção antes de projetar passarelas metálicas e outras estruturas

       É perceptível o crescimento acentuado da utilização de estruturas metálicas em projetos de urbanização.

       Nos últimos anos, houve uma considerável redução no preço da matéria-prima e uma ascensão de mão de obra especializada, o que vêm atraindo a atenção dos construtores para este sistema construtivo.

       Existem vários tipos de estruturas metálicas para projetos de urbanização, mas, nosso foco aqui são as passarelas metálicas.

       Trouxemos alguns pontos que merecem sua atenção antes de projetar essas estruturas.

       É fato que o segredo para o sucesso de uma estrutura como essa está na concepção do projeto, principalmente se tratando de passarelas metálicas.

       Mas, infelizmente, o amadorismo muitas vezes atribui ao usuário a responsabilidade pelo fracasso de uma passarela mal projetada. Isto porque, é muito comum algumas pessoas dizerem que os pedestres não gostam de utilizar passarelas, quando na verdade elas acabam inutilizadas por terem sido mal planejadas.

       Portanto, nossa primeira dica é: posicione a estrutura de forma que facilite o acesso do pedestre, minimizando distâncias. A má localização reduz a porcentagem de usuários que utilizam o recurso.

       Ainda em relação às passarelas, é de extrema importância contemplar em seu projeto uma boa iluminação. Passarelas metálicas mal iluminadas atraem assaltantes e inibem a circulação de pessoas.

       Também é necessário prever, desde o início, um plano de acompanhamento do desgaste da estrutura, bem como as modificações na rede de vias para tráfego, monitorando a necessidade de refazer acessos caso haja mudanças no projeto de urbanização.

       É importante considerar ainda a construção de barreiras fixas para inibir a travessia em nível. Nos casos em que o espaço será compartilhado entre pedestres e motociclistas será necessário ainda projetar barreiras que os separem fisicamente.

       E por falar em segurança, quanto mais alta for sua estrutura maior atenção é necessária ao guarda-corpo. Estruturas abertas demais inibem o uso do local por medo de altura.

Outros cuidados

  • Defina uma proteção que garanta a vida útil da estrutura metálica, pois ela está sujeita à corrosão dependendo do meio em que está inserida. Lembre-se considerar que em regiões litorâneas a agressividade do ambiente é maior por conta da maresia.
  • Construa a estrutura metálica levando em consideração o acesso para realizar as manutenções periódicas.
  • Se possível, opte por uma estrutura metálica simples em detrimento de projetos mirabolantes. Isso fará toda a diferença nos custos, montagem e manutenção.
  • Dê preferência por ligações que não ocasionem acúmulo de água e resíduos do ambiente, pois esta combinação pode diminuir a vida útil da estrutura.

       Estas foram algumas observações cruciais para quem está buscando esclarecimentos sobre estruturas metálicas para projetos de urbanização. Caso deseje mais informações sobre este assunto, deixe um comentário ou escreva para nossos engenheiros pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Whatsapp SAN

ENTRE EM CONTATO

Whatsapp

(41) 3367-6404

Whatsapp

(41) 3367-5108