Linkedin
Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas, Torres Autoportantes e Projetos para Postos de Combustíveis e TRRS

(41) 3367-8845 | sac@gruposansolucoes.com

Estruturas metálicas: aposte no aço para reduzir custos e acelerar a execução

Estruturas metálicas: aposte no aço para reduzir custos e acelerar a execução

Confira

Em comparação com processos convencionais, como alvenaria, alguns tipos de estruturas metálicas podem reduzir em até 40% o tempo de execução da obra

       Nos anos de 2014 e 2016, devido à realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas, estruturas metálicas estiveram em alta no Brasil, pois fizeram parte dos principais projetos arquitetônicos destes eventos. 11 dos 12 estádios que foram construídos para a Copa de 2014, por exemplo, utilizam estruturas metálicas. Outro setor que aumenta esta demanda são as obras em aeroportos, onde a presença do aço também é forte.

       De acordo com o Centro Brasileiro da Construção em Aço (CBCA), a participação deste material em obras no país chegou a 14% em 2010. No ano 2000, esse segmento correspondia a apenas cerca de 5% de todas as construções realizadas no país. Em 2013, 79,3% da produção total de estruturas metálicas foram geradas por estruturas de grande porte como construções industriais e obras especiais.

       A solução em aço como estrutura é, entre todos os sistemas construtivos, considerada uma das mais sustentáveis. Se bem concebidas, as construções com estruturas metálicas reduzem custos com consumo de energia, desperdícios no canteiro de obras e garantem grande flexibilidade de uso dos espaços internos da obra.

       Em comparação com processos convencionais, como a alvenaria, alguns tipos de estruturas metálicas podem reduzir em até 40% o tempo de execução da obra. Isto porque as estruturas em aço são fabricadas na indústria e chegam prontas ao canteiro. Este processo demanda menor mão de obra na construção e acelera a execução do projeto, além de utilizar menos água e madeira. Considerando que a estrutura metálica chega pronta, é importante traçar um plano logístico para aproveitar, ao máximo, todas as vantagens desse sistema construtivo.

       Muito utilizada em escadas, passarelas, mezaninos, galpões e plataformas em geral, as estruturas metálicas permitem ganho de espaço com a criação de grandes vãos e balanços sem interrupção por pilares ou paredes estruturais. Este tipo de estrutura também tem ganhado destaque em residenciais de alto padrão e edifícios de múltiplos andares em aço, onde arquitetos têm mais liberdade para ousar em seus projetos.

Cuidado redobrado

       Para se beneficiar das vantagens proporcionadas pelas estruturas metálicas, a construção precisa ser bem concebida desde o projeto arquitetônico. Como ela pressupõe que diversas frentes de serviços trabalhem simultaneamente, os projetos executivos precisam ser minuciosamente detalhados e integrados.

       Além disso, sistemas como este exigem um nível de precisão milimetricamente calculado das peças que o compõem. Confira abaixo uma lista de fatores que merecem sua atenção:

  • Garanta que os elementos construtivos estejam bem encaixados;
  • Verifique a compatibilização do projeto estrutural com os complementares;
  • Revise os desenhos de fabricação das peças para avaliar se eles estão compatíveis com o que foi previsto no projeto;
  • Procure por deficiências nas interfaces entre a estrutura metálica e a de vedação;
  • Desenvolva sistemas de articulações entre as paredes e lajes e as vigas em aço para evitar trincas e infiltrações.

       Para garantir ainda mais segurança ao seu projeto, conte com a expertise de uma empresa com muito projetos executados. O Grupo SAN Soluções atua há 20 anos como empresa de projetos e 10 anos como fabricante de estruturas metálicas, oferecendo desde acessórios a grandes estruturas. E o mais importante: sempre dentro das mais rígidas normas técnicas e de mercado. Envie suas especificações para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.



Whatsapp SAN

ENTRE EM CONTATO

Whatsapp

(41) 3367-6404

Whatsapp

(41) 3367-5108