Linkedin
Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas, Torres Autoportantes e Projetos para Postos de Combustíveis e TRRS

(41) 3367-8845 | sac@gruposansolucoes.com

Acessórios metálicos para torres: trava quedas, guarda corpo, escadas e mais soluções

Acessórios metálicos para torres: trava quedas, guarda corpo, escadas e mais soluções

Confira

       Todo projeto com estruturas verticais demanda materiais complementares, independente de sua finalidade de uso. Alguns tipos de acessórios podem variar, de acordo com a aplicação, mas os de segurança, especialmente, devem estar sempre presentes.

       Assim como as torres em si, os acessórios metálicos também devem receber cuidados especiais. Eles precisarão ser substituídos como parte de um cronograma de manutenção.

       As estruturas em geral, assim como os acessórios metálicos para torres, podem ser utilizados por diversos segmentos, como Telecomunicações; Telefonia, Rádio, TV; Iluminação; Linhas de Transmissão de Energia; Energia Eólica; Pesquisas; Anemométricas, Pesquisas Espaciais, Pesquisas Atmosféricas; Vigilância Florestal; Monitoramento de Rodovias e Ferrovias.

       Apresentaremos nesse texto os principais acessórios que a sua empresa pode precisar, seja para novos projetos, ou em contratos de manutenção. Confira:

Linha de Vida

       As linhas de vida são acessórios utilizados para que as torres sejam acessadas com segurança. São cabo de aço usados como linha de vida e fixados em escadas tipo marinheiro, com a finalidade de limitar a queda com um sistema de trava quedas. Esse tipo de acessório metálico é galvanizado por imersão a quente.

       O mais importante deste assessórios é o atendimento a norma, para garantir a segurança do usuário.

Guarda corpos

       Fixados em escadas ou plataformas, os guarda corpos são acessórios de proteção e segurança. Fabricado em aço estrutural e submetido ao processo de galvanização por imersão a quente. Trata-se de um item imprescindível à segurança do operador. Precisa atender as normas específicas.

Escadas tipo marinheiro

       De construção simples, e pouco espaço ocupado, as escadas tipo marinheiro servem para que seja feito o acesso em torres e outras estruturas verticais. Fabricada em aço estrutural A36. Esse tipo de acessório é obrigatório. Fixado por meio de parabolt, parafusos e/ou abraçadeiras. Além disso, as escadas tipo marinheiro também devem ser galvanizadas por imersão a quente, seguindo a norma ASTM-A123.

Mastros para Rooftop em Edifícios ou Torres

       Os mastros para Rooftop são normalmente fabricados em aços tubulares, galvanizados por imersão a quente. São acessórios metálicos instalados no topo da torre ou em coberturas de prédios, denominados rooftop. Eles normalmente são autoportantes mas, podem ser estaiados. São utilizados para suportes de antenas, pára-raios e sistemas de balizamento noturno. Em sua instalação, podem ser fixados diretamente em torres, sobre o solo ou em lajes.

Tubulões para antenas

       Os tubulões para antenas são acessórios utilizados para fixação de antenas de sistemas UHF e VHF (utilizados em FM e TV). Incluem-se as antenas tipo Superturnstile, Anel e Seta. São engastados no topo da torre. Normalmente fabricados em aço estrutural perfil tubular. São galvanizados por imersão a quente.

Suportes de antenas

       Projetados e dimensionados para fixação dos equipamentos e antenas, os suportes de antenas podem ser de canto, ou de face. São fixados por meio de parafusos ou braçadeiras na estrutura da torre ou mastro. Calculados conforme as normas de torres, são fabricados em aço estrutural de alta resistência e galvanizados a fogo.

Suportes de equipamentos

       Os suportes de equipamentos são acessórios projetados para suportar outras estruturas ou equipamentos específicos, como anemômetros, câmeras de monitoramento, dentre outros. Assim como os suportes de antenas, eles são fixados por meio de parafusos e/ou braçadeiras. Fabricados em aço estrutural e galvanizados a fogo.

Plataformas de trabalho e descanso

        Arquitetadas para facilitar a montagem e a manutenção dos equipamentos, as plataformas de trabalho são instaladas em diferentes alturas nas torres. Com elas, a movimentação, a execução e dos serviços podem ser feitas com segurança.

       Já as plataformas de descanso, são projetadas para as paradas durante o serviço serem realizadas com segurança. De forma semelhante às plataformas para trabalho, elas podem ser instaladas em diferentes alturas.

       São fabricadas em aço estrutural e Galvanizados a fogo.

Projetos de pára-raios

       Os projetos de pára-raios são os Sistemas de Proteção Contra Descargas Atmosféricas – SPDA (Norma NBR 5419 2005). Eles são utilizados para proteger os equipamentos das redes de distribuição de energia, contra descargas atmosféricas e surtos de manobra.

Esteiramentos horizontais e verticais

       Pensados para o leito de cabos, os esteiramentos horizontais têm saída desde a torre, até a cabine de máquinas. Sua fixação é feita em solo, de forma suspensa, a fim de evitar danos nos cabeamentos e possibilitar a organização estruturada dos mesmos.

       Esteiramento vertical, são leitos de cabos fixados na estrutura da torre, desde o topo da torre até a base, para conexão com o leito horizontal, com uma curva de transição. São projetadas para atender a demanda de cabos a serem utilizados para transmissão do sinal. Em situação de torres ampliação, são estudos os casos específicos e um novo leito de cabos é desenvolvido e adaptado para a estrutura existente a fim de permitir a fixação dos cabos. A solução é proposta levando todos as interferências existentes e as adaptações necessárias para atender o objetivo.

       Toda a estrutura é fabricada em aço estrutural e galvanizadas a fogo, incluído os parafusos de fixação.

Tampas metálicas

       As tampas metálicas são acessórios utilizados para a cobertura de estruturas horizontais em leito de cabos, com a finalidade de proteger os cabeamentos estruturados.

Sistemas de balizamento noturno e diurno

       Os sistemas de balizamento noturno são constituídos pelo menos, por 01 (um) sinalizador de obstáculo duplo no topo, lâmpadas acionadas por fotocélulas, e nos níveis intermediários, quando aplicáveis, conforme preconiza a Prática Telebras 240-410-600 de 1997, anexo 12.

       No entanto, a obrigatoriedade se dá pela Legislação atual (Portaria 957/GC3, de 09 de Julho de 2015) estabelece que as torres deverão ser sinalizadas. Quanto a este item recomendamos manter atualizados, conforme matéria específica do nosso blog Sinalização de Estruturas Verticais e Torres visto que a legislação é dinâmica, se faz necessário a consulta às normas vigentes atuais.

       Sistema de balizamento diurno, basicamente consiste em pintura por meio de faixas contrastantes das cores brancas e laranjas. Decorre que esta pintura visa atender a sinalização aérea, quando aplicável. A pintura em torres novas ou repintura em caso de manutenção, são realizadas com tintas PU bicomponente ou Epoxi. São tintas específicas e de alta qualidade. Embora a pintura tem o cumprimento legal de sinalização é evidente que a mesma atua como uma proteção secundária contra a corrosão.

Aterramentos de estruturas metálicas

       Os aterramentos de estruturas metálicas são sistemas de aterramento compostos por hastes cobreadas do tipo Copperweld ø5/8” x 3,00m cravadas no solo, interligadas por uma malha de cobre nú de 50 mm2, por meio de solda exotérmica ou conectores de cobre, enterradas a uma profundidade de 50cm. Esta malha é conectada aos pés da torre e a malha existente do site ou da edificação, para equipotencialização.

A seleção dos acessórios metálicos para torres

       Ao selecionar os acessórios metálicos para torres, cada projeto deve ser avaliado de acordo com suas especificidades. É importante lembrar que os acessórios devem ser substituídos ou dado a manutenção devida de tempos em tempos.

       Se você gostou desse texto e procura por um parceiro fornecedor de acessório metálicos, nós podemos te ajudar. Consulte um de nossos especialistas! Sua consulta é gratuita, teremos o prazer em atende-lo.



Whatsapp SAN

ENTRE EM CONTATO

Whatsapp

(41) 3367-6404

Whatsapp

(41) 3367-5108