Linkedin
Fabricação e Montagem de Estruturas Metálicas, Torres Autoportantes e Projetos para Postos de Combustíveis e TRRS

(41) 3367-8845 | sac@gruposansolucoes.com

Poste Metálico: Soluções da estrutura para telecomunicações

Poste Metálico: Soluções da estrutura para telecomunicações

Confira

Também conhecido como Monoposte, o Poste Metálico é uma estrutura autosuportada e galvanizada à fogo.

São construídos com chapas de aço conformadas a frio. Eles podem ser utilizados para diferentes finalidades, incluindo as Telecomunicações (telefonia, rádio, TV e internet).


A estrutura de um Poste Metálico para Telecomunicações

Um Poste Metálico pode ser poligonal (fabricado com chapas dobradas), ou circular (fabricado com chapas calandradas). No entanto, Postes Metálicos para Telecomunicações são, em geral, do primeiro tipo.

Os circulares são formados por diversos módulos (geralmente com 6m de altura cada), tendo cada um deles duas partes iguais.

As partes são unidas internamente por flanges poligonais, conectadas por porcas e parafusos estruturais, altamente resistentes.

Esta divisão em módulos faz com que o transporte das peças seja mais prático, e a montagem em locais de difícil acesso seja mais fácil.

Assim, não são necessários veículos muito grandes, diminuindo também o custo total do produto.

A altura total de um Poste Metálico pode variar entre 6m e 42m. O que irá definir a altura da estrutura será a carga de antenas que ela precisará suportar.

Um Poste Metálico geralmente contém acessórios metálicos, como suportes para antenas, escadas e plataformas.

Os acessórios são posicionados em locais com menor exposição ao vento. Já os cabos das antenas, podem ficar no interior do poste, com maior proteção, ou externamente.

A ação do vento será sempre fator determinante em projetos com postes metálicos, com estimativas reais de seus efeitos na estrutura.

Vantagens dos Postes Metálicos

Em relação às Torres Autoportantes ou Estaidas, Postes Metálicos são mais vantajosos porque ocupam um espaço menor em sua instalação.

Um Poste Metálico para Telecomunicações com 40m de altura, por exemplo, ocupa uma base de aproximadamente 1,5m2.

Esse é um espaço bastante reduzido, se comparado ao das Torres que possuírem a mesma altura. Uma Torre Autoportante de 40m ocuparia um total de 20,25m2, enquanto uma Torre Estaiada precisaria de uma área de 1.600 m².

Em comparação ao Poste de Concreto, um Poste Metálico é muito mais prático, especialmente pelas facilidades de transporte e instalação.

Ademais, um Poste Metálico ainda minimiza o impacto visual causado pelas antenas aparentes nos Postes de Concreto. Isso porque nos Metálicos, os cabos e outros componentes podem ficar no interior do tubo, e não no exterior.


Postes Metálicos como boas alternativas para Telecomunicações

Existem algumas soluções alternativas do uso do poste metálico para diminuir o impacto visual na paisagem urbana em áreas de Telecomunicações.

Essa questão é extremamente relevante, pois a própria Anatel pede às operadoras para que não poluam visualmente o ambiente, com o excesso de fios à mostra.


Site sustentável

Sites sustentáveis podem utilizar Postes de Iluminação, por exemplo, que já lembram outros existentes.

Em seu topo é colocada uma pequena antena. E abaixo dela, ficam subterrâneo os outros equipamentos.


Compartilhamento de infraestrutura

Há ainda a opção de compartilhar a infraestrutura de um poste metálico com outra empresa.

Assim, além de a cidade ficar com uma aparência melhor, são reduzidos os impactos ambientais.

Para esse procedimento, é necessário estabelecer um acordo comercial com a operadora e seguir as técnicas determinadas pelos órgãos reguladores.

Conclusão

A durabilidade do metal, em duas diversas aplicações, é outro ponto a destacar. O tratamento de galvanização, e a pintura, tornam sua vida útil muito elevada.

O produto deve ser adaptado para atender às mais diversas regiões do país, de acordo as especificações técnicas locais, e em conformidade com as normas brasileiras e internacionais.

Se você gostou desse texto e procura por um parceiro fornecedor de estruturas metálicas, nós podemos te ajudar. Consulte um de nossos especialistas! Sua consulta é gratuita e teremos o prazer em atendê-lo.



Whatsapp SAN

ENTRE EM CONTATO

Whatsapp

(41) 3367-6404

Whatsapp

(41) 3367-5108